Buscar
  • Seminário Nossa Senhora das Dores

És o Papa da Eucaristia! Rogai por nós, para que sejamos santos como vós

José Sarto, que mais tarde se tornaria Pio X, nasceu ao norte da Itália em 1835. Desde muito jovem, demostrava traços da vocação sacerdotal; com o apoio incondicional dos pais, começou os estudos no seminário. Quando ordenado, foi vigário de uma pequena aldeia até seu pontificado em 1903.

Chamou a atenção com a modéstia e a pobreza, o que lhe permitiu concretizar a sua forte ideia: “Restaurar tudo em Cristo”. Seu papado foi de 1903 a 1914. São Pio X fazia seu trabalho pastoral com afinco, se dedicou reformando a liturgia, apoiando a comunhão diária bem como a comunhão das crianças, se opôs ao relativismo moderno pela verdade no campo da doutrina.

O sorridente pai e pastor, São Pio X, fez sua páscoa aos 79 anos e deixou seu testemunho de pobreza para a igreja. Tal testemunho, se dá no feito que o mesmo pediu dinheiro emprestado para comprar as passagens de ida e volta para o Conclave que o elegeria Papa. Pio X não acreditava num erro do Espírito Santo. Em 1954, foi canonizado pelo Papa Pio XII.

Neste dia em que celebramos a solenidade do padroeiro da Comunidade Propedêutica de nosso Seminário Diocesano, nos alegramos também com a posse do novo reitor dessa mesma comunidade, Padre Bruno dos Santos Moreira. Que a Virgem das Dores e São Pio X sejam intercessores assíduos ao Pai por sua vida e missão.


Rogerio Damaceno

Etapa Propedêutica