Buscar
  • Seminário Nossa Senhora das Dores

Ascensão do Senhor



Irmãos e Irmãs, hoje somos convidados a refletir sobre a Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo aos Céus, episódio muito importante para nós cristãos, pois nos mostra que toda missão de Jesus foi concluída de acordo com a vontade de Deus e, por isso, Ele retorna novamente para a Casa do Pai.

Na primeira leitura extraída dos Atos dos Apóstolos, o escritor sagrado fala do pedido feito por Jesus aos apóstolos para que esses permanecessem ainda em Jerusalém para receber o Espírito Santo que os animará na missão. Após isso Jesus parte para junto do Pai e os apóstolos olham sua partida para o céu. Assim como eles, nós também não devemos deixar de contemplar a morada de Deus, pois é o lugar que muitos de nós queremos alcançar, mas para isso devemos fazer por merecer.

A segunda leitura, extraída da Carta de São Paulo aos Efésios, vai nos falar da importância de possuirmos o Espírito Santo, pois esse vai nos ajudar a compreender os sinais e a vontade de Deus. Além disso, mostra o carinho que o Pai demonstrou pelo Filho ao elevá-Lo acima de tudo, levá-lo para junto de Si, tornando-O cabeça da Igreja. Assim como Jesus, nós também somos filhos de Deus e Ele quer também que estejamos junto a Ele.

Para isso nós devemos acolher e por em prática a ordem de Jesus presente no Evangelho de hoje: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura.”(Mc 16, 15). Diante disso, meus irmãos e irmãs, nós como membros do corpo, da Igreja, cuja Cabeça é Cristo, somos chamados a dar continuidade à missão de Jesus, fazendo aquilo que Ele fez durante toda sua peregrinação terrestre, acolhendo os mais pobres e necessitados, dando atenção aos excluídos pela sociedade, perdoando aqueles que pecaram contra nós, amando a todos sem distinção, praticando a caridade, essas e outras práticas que somos chamados a fazer, nos inspirando em Jesus ao longo de nossa vida. Pois assim conquistaremos aquilo que almejamos, chegaremos à morada eterna, junto de Deus.

Que possamos acolher o Espírito Santo como um dom de Deus e guiados por Ele possamos compreender a vontade do Pai e acreditarmos na promessa feita por Jesus a cada um de nós: “vou preparar-vos um lugar. Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e vos tomarei comigo, para que, onde eu estiver, também vós estejais." (Jo 14, 2-3). Mas que tenhamos em nossos corações que para chegarmos ao céu devemos seguir o Caminho, que é o próprio Jesus, acreditarmos e propagarmos a Verdade, que é Jesus, e viver a nossa vida pautada na Vida de Nosso Senhor Jesus.


Dirceu Silvério dos Santos – 1º Ano da Etapa Configurativa (Teologia)