Buscar
  • Seminário Nossa Senhora das Dores

AVE MARIA. AVE SENHORA DE FÁTIMA

Atualizado: 14 de mai. de 2021

Eis que celebramos mais um dia 13 de maio, dia em que a Igreja, em todo o mundo, celebra o dia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Esta memória litúrgica lembra a manhã do dia 13 de maio de 1917 quando três crianças (Lúcia, Francisco e Jacinta) saíram para rezar e “do céu apareceu a Virgem Maria”.

Na Freguesia de Cova da Iria, em Fátima, Portugal, três pastorzinhos estavam apascentando o rebanho, quando por volta do meio-dia resolveram parar para rezar o terço no lugar onde construíram, como brincadeira, uma pequena casa de pedras. Após recitar 50 ave-marias nas contas do rosário, as três crianças viram uma grande luz no céu, revelando uma mulher, em cujas mãos estavam um terço branco. Assim se iniciava a grande devoção à Virgem de Fátima.

No Brasil, a devoção à Virgem de Fátima obteve grandes proporções. Muitos devotos se achegam à Fátima pedindo e agradecendo à Mãe de Deus e o que ela pedia aos pastorzinhos, hoje ela pede a cada um de nós: orações, sacrifícios e reparação das ofensas ao seu Imaculado Coração e a Deus.

Com seus gestos humildes e simples, a Senhora de Fátima cativou o coração daquelas três crianças. Jacinta e Francisco acabaram morrendo de gripe espanhola, em 1920. Lúcia viveu muitos anos e dedicou sua vida a Deus através da vida consagrada, além de testemunhar os fatos que ocorreram durante os cinco meses de aparições que sucederam a primeira aparição. Jacinta e Francisco foram canonizados pelo Papa Francisco, em 2017, na comemoração do centenário das aparições de Nossa Senhora.

Por fim, neste dia 13 de maio, dia em que comemoramos a abolição da escravatura no Brasil, queremos pedir a intercessão de Maria sobre todos aqueles que são excluídos e vivem à margem da sociedade. Que a exemplo dos três pastorzinhos, possam surgir no mundo pessoas que amam a vida de oração, que rezam o santo terço, especialmente, pela paz no mundo e pela dignidade de vida. Nossa Senhora de Fátima, inspirai pessoas de bem que lutam pela paz, pela dignidade da vida e pelo amor verdade! Rogai por nós, Santa Mãe de Deus e livrai-nos desta pandemia.

Caio Vinicius Fernandes - Terceiro ano da etapa discipular - filosofia