top of page
Buscar
  • Foto do escritorSeminário Nossa Senhora das Dores

Festa dos Apóstolos Felipe e Tiago Menor

Deus sempre convida a todos a servi-lo mais de perto, a dedicar a própria vida à construção do seu reino de amor, enfim, a mergulhar a própria vida Nele para que realmente encontremos a plena felicidade e a plena alegria de viver.

O chamado do Senhor é sempre escutado por aqueles que abrem o coração e não possuem medo de se lançar na alegre aventura de se abandonarem aos cuidados daquele que nos chama a todo instante: o próprio Deus. Com os Apóstolos, em especial com Felipe e Tiago, os quais celebramos hoje, não foi diferente. Ouviram o convite do próprio Jesus, o filho de Deus, que os convidava a segui-Lo, e seguiram ao Senhor. Deixaram tudo para trás, arriscaram tudo, mas não perderam a alegria, pois depositaram sua confiança em Deus, que nunca os abandonou.

São Felipe, apóstolo, nasceu em Betsaida. Era discípulo de João Batista, mas, ao ouvir Jesus dizer: “segue-me” (Jo 1, 43), não teve dúvida e seguiu com firmeza o mestre. A alegria do primeiro encontro com o mestre foi tão contagiante que ele não pode guardar somente para si, mas convida Natanael (Jo 1, 46) e, depois, muitos outros para também se encontrarem com o Filho de Deus.

Com o apostolo Tiago Menor, filho de Alfeu, não foi diferente. Depois do convite de amor feito pelo Senhor, seguiu-O fielmente. Tão fielmente que na tradição da Igreja é lembrado como sendo um importante líder dos cristãos nos primeiros anos do cristianismo.

Assim, olhando para o chamado dos apóstolos Felipe e Tiago, Deus sempre é o que toma a primeira iniciativa, chamando-os. Hoje somos convidados a manter os corações abertos para o chamado daquele que nos chamou por primeiro e nos amou por primeiro (1Jo 4, 10). Somente com os corações abertos a Deus é que poderemos ouvi-Lo, segui-Lo com a alegria que contagia os irmãos e responder positivamente ao amor do Deus que sempre nos ama por primeiro. São Felipe e São Tiago Menor nos ajude nesse bom propósito, amém!


Adielson Martins - 3º ano da Comunidade do Discipulado - Filosofia

Comments


bottom of page