Buscar
  • Seminário Nossa Senhora das Dores

FRANCISCO DE PAULA VICTOR, SERVO FIEL DO SENHOR

Francisco de Paula Victor, Beato Pe Victor, anjo tutelar da cidade de Três Pontas, nasceu em Campanha no dia 12 de abril de 1827, negro, de descendência escrava, porém não fora escravizado. Na cidade de origem, exercia a função de alfaiate, mas sempre teve aspiração para dar um passo a mais na sua fé e se entregar por amor ao chamado de Deus no sacerdócio.

Através da ajuda de dona Marianna Bárbara Ferreira, conseguiu ingressar no seminário de Mariana em 1849, sendo recebido por Dom Antônio Ferreira Viçoso, Bispo de Mariana, na qual sofreu muito preconceito devido sua raça. Foi ordenado em 1851, permanecendo em sua cidade de origem até 1852, data em que fora transferido para Três Pontas, onde permaneceu por toda sua vida.

Beato Pe Victor, ajudou muito no desenvolvimento da cidade, que permaneceu pelos seus 53 anos de ministério sacerdotal, criando a escola Sagrada Família, primeira escola do município, que ajudou muitos moradores que não tinham acesso a uma educação. Além de escolas, contribuiu também na construção de hospitais.

Durante seu tempo como pároco na cidade de Três Pontas, sofreu muito devido a sua raça, pois muitos fazendeiros da época não o aceitavam como líder religioso deste pequeno município. Embora sofresse muito preconceito, Pe Victor lutou para que pudesse ser visto, não para os humanos, mas sim para Deus.

Pe Victor veio a falecer em 23 de setembro de 1905. Em maio de 2012, pelas mãos do Papa Emérito Bento XVI foi assinado o decreto de sua veneração e em junho de 2015 Papa Francisco promulgou o decreto de sua beatificação, sendo realizada missa de Beatificação em 14 de novembro de 2015, na cidade de Três Pontas.

Assim vai nos dizer Papa Francisco sobre o Beato: “Pároco generoso e excelente na catequese e na ministração dos sacramentos, se distingue sobretudo pela sua grande humildade. Possa o seu extraordinário testemunho servir de modelo para todos os sacerdotes, chamados a ser humildes servidores do povo de Deus” (Papa Francisco, 2015)[1]

Rezemos juntos a oração pedindo sua intercessão: “Ó Deus, Vós modelastes o Beato Francisco de Paula Victor segundo o Coração de Vosso Filho Jesus Cristo. Pelo bem que fez as crianças e aos pobres, concedei-nos a virtude da caridade, para amarmos a Vós e aos nossos irmãos e irmãs. Por Cristo nosso Senhor. Amém”.


Brendo Waleu - 2º ano da etapa do discipulado - Filosofia


[1] Disponível em <https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2020-09/beato-francisco-de-paula-victor.html>. Acesso em 20 set. 2021.