Buscar
  • Seminário Nossa Senhora das Dores

São Jerônimo, Presbítero e Doutor da Igreja

“Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, e quem ignora as Escrituras, ignora o poder e a sabedoria de Deus; portanto, ignorar as Escrituras Sagradas é ignorar a Cristo.”


Para encerrar este mês dedicado a Sagrada Escritura, somos convidados a fazer memória de um grande Santo, São Jerônimo, tradutor e exegeta das Sagradas Escrituras.

São Jerônimo nasceu na Dalmácia, no ano de 340. Pertencente a uma família rica, culta e cristã. Sendo filho único herdou todos os bens de seus pais. Com a morte deles, mudou-se para Roma, estudando retórica e oratória.

Apesar de ser de família cristã, São Jerônimo não era batizado, aos vinte e cinco decidiu então receber o Sacramento Batismo, sendo batizado pelo Papa Libério. Após o batismo resolveu ter uma dedicada a oração e estudos, ingressando num mosteiro na Gália.

Após conhecer São Gregório, que o influenciou a estudar a Sagrada Escritura, São Jerônimo passou a dedicar sua vida ao estudo da Palavra de Deus, transmitindo-a ao maior número de pessoas possível. Por causa disso estudou hebraico e grego para compreender as escrituras nas suas línguas originais.

O Papa Damaso queria uma tradução mais fiel possível do hebraico e do grego para o latim e que, ao mesmo tempo, o povo pudesse compreender, com isso chamou São Jerônimo para traduzir a Bíblia para o Latim, tornando-se então, o secretário do Papa.

São Jerônimo morreu no dia 30 de setembro do ano 420, com aproximadamente 80 anos, e é considerado o Padroeiro dos estudos bíblicos.


Junio César - 2º ano da etapa do discipulado - Filosofia


Oração

Ó Deus, criador do universo, que vos revelastes aos homens através dos séculos pelas Sagradas Escrituras, e levastes o vosso servo São Jerônimo a dedicar sua vida ao estudo e à meditação da Bíblia, dai-me a graça de compreender com clareza a vossa palavra quando leio a Bíblia. São Jerônimo, iluminai e esclarecei a todos os adeptos das seitas evangélicas para que eles compreendam as escrituras e se dêem conta de que contradizem a religião católica e a própria Bíblia, porque eles se baseiam em princípios pagãos e supersticiosos.

São Jerônimo, ajudai-nos a considerar os ensinamentos que nos vem da Bíblia, acima de qualquer outra doutrina, já que é a palavra e o ensinamento do próprio Deus.

Fazei que todos os homens aceitem e sigam a orientação do vosso Pai expressa nas Sagradas escrituras. Amém.