Buscar
  • Seminário Nossa Senhora das Dores

São José Operário

Meus caros irmãos e minhas queridas irmãs, neste dia a santa Mãe Igreja convida-nos a celebrar, São José Operário. Cuja memória instituída em 1955 pelo Venerável Papa Pio XII. Celebrar São José como padroeiro dos trabalhadores é de extrema importância pois salienta a importância do trabalho na vida do homem e tendo-o como um valor divino e dom de Deus. Na carta Apostólica Patris Corde, o Papa Francisco declara-nos que: “O trabalho torna-se uma oportunidade de realização não só para o próprio trabalhador, mas sobretudo para aquele núcleo originário da sociedade que é a família”.

Tendo como exemplo e modelo de trabalhador, homem justo (MT,1 19) e fiel, oferecendo sempre trabalho e oração, a Igreja escolhe a São José oferecendo-o aos trabalhadores como um modelo e protetor. José, homem que sempre teve fé em Deus apesar de tanta tribulação sempre estava firme e convicto que Deus nunca iria abandoná-lo, por isso vos pedimos glorioso São José que nos ensine como ensinastes a Jesus o dom e a preciosidade do trabalho e a oração na atual sociedade, tendo o trabalho como instrumento de bondade e santificação do homem.

No contexto da pandemia da Covid-19, que estamos enfrentando, as pessoas se encontram desempregadas e sem a dignidade do trabalho, perante isso confiemos ao glorioso santo o dom do trabalho que é tão caro para o homem e pela sua intercessão alcancemos a paz de coração que se encontra muitas vezes atribulado por não ter o que pôr na mesa de muitas famílias. Que este mestre da oração, simples e humilde carpinteiro, seja sempre nosso exemplo.


São José Operário, rogai por nós!


Edilson Rodrigo dos Reis Ribeiro - Comunidade Propedêutica