Buscar
  • Seminário Nossa Senhora das Dores

São Lucas Evangelista, modelo de misericórdia divina

Lucas, Evangelista da misericórdia e autor dos Atos dos Apóstolos, médico de profissão, seguidor de São Paulo, nasceu em Antioquia na Síria. Paulo na carta aos Colossenses diz: “médico amado” (Cl 4,14) ao se referenciar Lucas, pois este se dedicou a ajudar as pessoas, tinha grande sensibilidade na evangelização dos gentios. Autor também de grandes parábolas, como por exemplo: Bom samaritano; elogio de Jesus a fé da viúva de Sarepta; de Naamã o Sírio; o Samaritano leproso, único que retorna e engrandece ao Senhor por ser curado.

Ao lermos o Evangelho de São Lucas, notamos as marcas da misericórdia ali contidas, pois ele narra os seis milagres e as dezoito parábolas. Se dedica aos pobres e vítimas de injustiça, pecadores arrependidos, acolhidos pelo perdão e misericórdia de Deus. É ele também quem cita as palavras de Maria, no Magnificat, quando ela proclama: “Derruba do trono os poderosos e eleva os humildes; aos famintos enche de bens e despede os ricos de mãos vazias!” (Lc 1, 52-53).

Outra grande característica deste grande evangelista é sua intimidade com a Virgem Maria, pois por meio de seu evangelho, muitas palavras narradas por Maria, conhecemos a Anunciação, da visita a Isabel e o Magnificat. Por meio de seus escritos conhecemos também particulares da Apresentação de Jesus ao templo e angustia de seus pais, por não encontrar seu filho aos doze anos[1].

Que São Lucas, grande Médico e Evangelista nos ensine a termos olhares misericordiosos àqueles que necessitam, que a se exemplo, sejamos verdadeiros modelos da misericórdia de Deus. São Lucas Evangelista, rogai por nós.


Brendo Waleu - 2º ano da etapa do discipulado - filosofia

[1]Disponível em <https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/10/18/s--lucas--evangelista--medico--padroeiro-dos-artistas.html>. Acesso em 15 out. 2021.