Buscar
  • Seminário Nossa Senhora das Dores

São Matias, Apóstolo e Mártir

Meus queridos irmãos em Cristo, neste dia, dia 14 de Maio, recordamos a festa de São Matias, Apóstolo e Mártir.

São Matias foi escolhido sob inspiração do Espírito Santo a suprir o lugar de Judas Iscariotes após a sua morte por suicídio. Há um relato bíblico sobre esse acontecimento que levou à escolha de um novo apóstolo, em Atos dos Apóstolos (1,22-23) “..é preciso, pois, que um dentre eles se torne conosco testemunha de sua ressurreição. Apresentaram então dois homens: José chamado Barsabás, que tinha o apelido de Justo, e Matias”.

Muito pouco se sabe sobre a vida dele em relação a todos os outros apóstolos. Oque se sabe então, é que são Matias foi escolhido e enviado por Jesus a diversas cidades daquela época para espalhar o evangelho aos que careciam da palavra de Deus. Pode-se afirmar que, tecnicamente, ele foi o primeiro bispo da sucessão apostólica, consequência de ter recebido em Pentecostes a efusão e encorajamento do Espírito Santo, tornando-o um apóstolo fervoroso, sedendo tanto em anunciar o evangelho, quanto em receber a Graça proveniente de Deus.

São Matias foi um discípulo que acompanhou Jesus e foi tão fiel em viver dos ensinamentos de Cristo, que tornou-se um testemunha da sua ressurreição. Doou-se inteiramente ao próximo, e sendo um exemplo de cristão, buscou ser imagem e semelhança do Cristo Divino durante toda a sua vida terrena, até que se tornou mártir, morto por apedrejamento, mas fiel até o fim, sem deixar de levar a Palavra aos que não havia conhecido.

Concedei-nos, Ó Senhor do mundo, a fé inabalável dos primeiros apóstolos, e pela intercessão de São Matias, alcançar a Graça que tanto necessito. São Matias, rogai por nós!

Lucas Jesus Nascimento - Comunidade Propedêutica