top of page
Buscar
  • Foto do escritorSeminário Nossa Senhora das Dores

Sant’Ana e São Joaquim, avós maternos de Jesus Cristo


Hoje, 26 de julho, celebramos a festa de Sant’Ana e São Joaquim, avós de Jesus, pais da Santíssima Virgem Maria. Ambos moravam em Jerusalém, e mesmo com muito tempo de casados não tiveram filhos, pois eram considerados estéreis. Não gerar filhos, para os judeus daquela época, era sinal da falta de bênção de Deus. Porém, certo dia, ao levar suas ofertas ao Templo, Joaquim foi repreendido por um homem que disse a ele não ter o direito de apresentar as suas ofertas pois era um homem sem benção de Deus. Humilhado e transtornado com aquelas palavras, Joaquim retirou-se para o deserto e, durante quarenta dias e quarenta noites, suplicou a Deus que lhe desce descendentes. Ana também passou dias em oração, pedindo a Deus a graça da maternidade.

As súplicas de Joaquim e Ana foram atendidas, e um anjo apareceu a eles avisando-lhes que estavam para se tornar pais. Ana deu à luz a uma menina chamada Maria, que foi criada com muito cuidado carinho pelos pais. Aos 3 anos, Joaquim e Ana levaram-na ao Templo em sinal de agradecimento a Deus e para consagrá-la ao seu serviço, como haviam prometido.

O culto aos avós de Jesus se deu primeiro no Oriente e, depois, no Ocidente. Em 1481, o Papa Sisto IV introduziu a festa de Sant’Ana no Breviário romano, fixando a data da sua memória litúrgica em 26 de julho. Em 1584, o Papa Gregório XIII incluiu a celebração litúrgica de Sant’Ana no Missal Romano, estendendo-a por toda a Igreja. Com a reforma litúrgica, após o Concílio Vaticano II, em 1969, os avós de Jesus foram "reunidos" em uma única celebração, em 26 de julho.

Sant’Ana e São Joaquim interceda a Deus por nós, por nossas famílias em especial aos nossos avós.


Júnio César da Silva

II Ano da Etapa do Discipulado - Filosofia


FONTE: VATICAN NEWS. Disponível em <https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/07/26/ss--joaquim-e-ana--pais-da-imaculada-virgem-mae-de-deus.html>. Acesso em 19 julho 2021.


bottom of page