Buscar
  • Seminário Nossa Senhora das Dores

Santa Clara de Assis, Virgem

Santa Clara, nasceu em 1194, em Assis. Veio de uma família rica, porém desde jovem já levava consigo uma vida de pobreza pautada no Santo Evangelho. Com apenas 18 anos fugiu de casa para encontrar-se com São Francisco de Assis e ele mesmo cortou os cabelos de Clara aceitando-a para o caminho religioso. A família não conseguia aceitar a vocação de Clara, pois ela deveria doar e distribuir seus dotes de casamento aos mais pobres. Todavia, vendo que ela já estava de corpo e alma entregue à vida religiosa a família não se opôs.

Desde o início de sua vida religiosa, Santa Clara tinha fama de santidade e um dos seus primeiros milagres foi quando a fome atingiu o convento onde ela residia devido a invasão muçulmana. Clara pediu que as irmãs cortassem um pão em 50 pedacinhos e assim apareceram dezenas de pães na cozinha. Outro acontecimento que marcou a vida de Santa Clara de Assis foi quando em uma invasão dos sarracenos ao convento, ela levantou o Santíssimo Sacramento aos invasores e disse que Cristo era mais forte que eles, assim todos se retiraram com medo.

A discípula de São Francisco de Assim e fundadora da Ordem das Clarissas traz consigo o zelo e cuidado para com os pobres e mais necessitados. Diante da morte rogou a Deus dizendo: “Vá segura, minha alma, porque você tem uma boa escolha para o caminho. Vá, porque Aquele que a criou também a santificou. E, guardando-a sempre como uma mãe guarda o filho, amou-a com eterno amor. E Bendito sejais Vós, Senhor que me criastes.”

Que a exemplo de Santa Clara de Assis, continuemos testemunhado a Cristo em todas as dificuldades que enfrentamos. A sua perseverança é sinal vivo de que a fé pode e deve ser inabalável, pois Aquele que venceu a própria morte está ao nosso lado. Roguemos a intercessão de Santa Clara, a fim de que fieis ao Santíssimo Sacramento alcancemos a graça que necessitamos, principalmente o fim desta pandemia que tem dilacerado muitos corações.


Igor Sudério Abreu - 3º ano da etapa do discipulado - Filosofia


Oração a Santa Clara de Assis


Ó maravilhosa clareza e abençoada Clara.

Em vida, ela brilhou para alguns, após a morte, ela brilha para todo mundo.

Na terra ela era uma luz clara. Agora está no céu como sol brilhante.

Ó quão grande a veemência do brilho dessa clareza.

Na terra a luz era realmente mantida dentro das paredes da clausura, ainda derramado de seus raios brilhantes. Amém.