Buscar
  • Seminário Nossa Senhora das Dores

Santa Mônica

Hoje, 27 de agosto, temos alegria de contemplar a memória de uma grande Santa de nossa Igreja, Santa Mônica. Ela foi uma grande mulher, que transmitiu um testemunho de oração, confiança, perseverança e fé.

Santa Mônica nasceu em tagaste na África em berço cristão; em sua juventude uniu-se em matrimônio a um homem chamado Patrício e teve inúmeros filhos, na qual um deles, posteriormente, tornou-se o grande Agostinho de hipona.

Dentre os muitos valores deixados de sua vida de fé, logo reluz a sua confiança na oração. Todos os dias, em prantos, prostrava-se implorando a Deus a conversão de seu filho Agostinho, que permanecia em uma vida totalmente mundana e longe da Verdade.

Percebe-se em Santa Mônica um exemplo de mãe que apesar das dificuldades, jamais desistiu da mudança de vida de seu filho. Ela faz a partir de seu testemunho, notar que a fé, perseverança e confiança, são caminhos indispensáveis para alcançar a salvação própria e a salvação daquelas pessoas que amamos.

Neste dia de grande alegria possamos, a exemplo desta mulher vencedora, dedicarmos cada dia mais no exercício do oração íntima com o Senhor, não só pedindo a nossa conversão diária, mas também por todos aqueles que passam por dificuldades e que necessitam de muito carinho e atenção.


Allan Araújo - Primeiro ano da Etapa do discipulado - Filosofia