Buscar
  • Seminário Nossa Senhora das Dores

Santo Anselmo de Cantuária, Bispo e Doutor da Igreja

“Esta é a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o filho e nele crê, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6, 40)

Prezados irmãos e irmãs, continuando o tempo Pascal, celebramos hoje, a memória litúrgica de Santo Anselmo de Cantuária bispo e Doutor da Igreja e também chamado de pai do escolasticismo, do latim (scholasticus) que foi um método de pensamento crítico de valorização do conhecimento científico e da junção entre fé e razão e criador do o argumento conhecido por ratio Anselmi (razão de Anselmo) que defende a existência de Deus, através da sua perfeição.

Santo Anselmo nasceu em Aosta na Itália no ano de 1033, onde viveu até os seus 23 anos e após isso mudou-se para a França aonde mais tarde viria a ingressar no mosteiro Beneditino de Bec aos 27 anos, onde conheceu o Beato Lanfranco que foi seu grande mestre ajudando-o em sua busca por Deus e também na entrega completa por meio da vida consagrada. Anselmo tornou se prior do mosteiro de Bec e posteriormente arcebispo de Cantuária, onde veio a falecer no ano de 1109.

Uma das frases mais famosas de Santo Anselmo pode nos resumir a liturgia da palavra de hoje: “Não busco compreender para crer, mas crer para compreender, pois bem sei que se a fé eu não compreenderia nada de nada”. Vemos isso na primeira leitura com o martírio de Santo Estevão, que por crer em Jesus, compreendia que morrer pelo martírio não era o fim, mas o início da vida eterna, pois a fé era o que lhe dava a compreensão disso.

Jesus na narrativa de João critica a multidão que o segue dizendo: “Vós me vedes, mas não credes.” (Jo 6, 36b) e muitas vezes agimos assim, visto que queremos compreender o Cristo e seu mistério de tal forma que acabamos caindo no racionalismo dogmático e nos distanciando da fé. Jesus fala mais a frente nesse Evangelho que aquele que nele crê tem a vida eterna, isto é, aquele que nele crê compreende o seu mistério. Peçamos a graça a Deus da crença, para que, crendo possamos compreender e viver o mistério de Cristo assim como Santo Anselmo.

Santo Anselmo, Rogai por nós!!!!

Seminarista Fábio Augusto da Silveira - Etapa Propedêutica