Buscar
  • Seminário Nossa Senhora das Dores

Santo Inácio de Loyola

Com uma imensa alegria comemoramos, hoje, a memória do grande santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. Um homem de grandioso testemunho de fé e de conversão. Pessoa que encontrou em Cristo a Verdade e Neste depositou todas as suas esperanças.

Este santo nasceu por volta de 1491 em Azpeitia (Espanha). Teve uma agitada vida; em primeiro momento teve contato com a corte e depois se constitui um exímio cavaleiro. Mesmo com uma diligente formação de vida, estava entregue às vaidades do mundo e às volúpias da carne.

Em certo momento de sua vida, quando estava ferido e não podia exercer sua função de cavaleiro, passou a ler, durante sua recuperação, livros de cunhos religiosos, nos quais tratavam da vida de Cristo e dos santos. Estes textos abriram os “olhos” de Inácio, pois, este percebeu que, toda a sua felicidade e perspectiva de vida estavam pautadas em algo efêmero e instável.

Passado o período de convalescência, Inácio, entendeu que precisava mudar toda sua conduta de vida e buscar aquela felicidade que os santos encontraram em Cristo. Assim, pouco a pouco, foi configurando-se à Palavra de Deus e dando passos gigantes rumo à santidade.

Com estes apontamentos breves, que despertam a curiosidade de pesquisa e aprofundamento de Santo Inácio de Loyla, podemos aproveitar dois importantes ensinamentos: a leitura da vida dos santos e a busca de uma vida santa, fundada na Verdade de Cristo. Os testemunhos dos santos, escritos em muitas obras, quando são lidos com o coração aberto provocam, nos leitores, um ardente desejo de entrega ao Bom Deus. Com os sacramentos e a vida de oração, este desejo cada vez mais frutifica o caminhar do fiel, que aos poucos vai se tornando uma pessoa semelhante a Cristo Jesus.


Allan Reis de Araujo

I Ano da Etapa do Discipulado - Filosofia