Revista Ratio Integralis

 

APRESENTAÇÃO

A Revista Ratio Integralis é um periódico científico editado e publicado pelo Bacharelado Eclesiástico em Filosofia do Instituto Filosófico São José (IFSJ), Diocese da Campanha. Seu principal objetivo é divulgar o resultado dos estudos e investigações desenvolvidos pelos discentes e docentes do referido Instituto, bem como de outros/as estudiosos/as que queiram contribuir ao intercâmbio da pesquisa em Filosofia com os mais variados campos da grande área das Ciências Humanas, sendo instrumento de debate interdisciplinar, filosófico-conceitual, tendo em vista a valorização e a promoção de um humanismo integral e solidário.

 

O humanismo integral fulgura como um importante luminar para o discurso filosófico-teológico acerca do homem, segundo o horizonte da reflexão católica. O conceito de integralidade que ele representa corrobora, em muitos aspectos, a necessidade contemporânea de se pensar o sujeito como um todo, e não somente como um animal rationale ou um composto de corpo e alma. Por esse motivo, a razão integral que a Revista Ratio Integralis intenta fomentar vai ao encontro dessa aspiração antropológica e existencial, com vistas a constituir o discurso sobre o homem como o discurso sobre o ser, entendendo sempre o sujeito como pessoa, de tal modo a apresentar um caminho filosófico que não desconsidera a dimensão metafísica do homem, mas, pelo contrário, incentiva o espirito humano a alçar voos cada vez mais altos, tendo por asas tanto a fé como a razão.

 

As submissões ocorrem por fluxo contínuo através do seguinte endereço eletrônico: seminariosenhoradasdores@gmail.com

 

Boa leitura!

 

Nota: As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores.

EXPEDIENTE

Revista Ratio Integralis (Publicação Eletrônica)

ISSN:

 

Corpo Editorial

Elvis Rezende Messias

Douglas Hilário Vieira

Rafael Rodrigues Barbosa

Daniel Mesquita Bressani

Henrique Oliveira Luiz de Paula

Miguel Soares dos Reis

Israel Filipe Silva

 

Editor Responsável

Elvis Rezende Messias

 

Periodicidade

A Revista Ratio Integralis tem periodicidade semestral. Os textos receberão o ISSN geral para versão eletrônica de publicação, disponibilizada em pdf. Cada periódico será composto por um número mínimo de 10 textos.

 

Idioma(s) aceito(s) para publicação

Português

 

Submissão/Contato

seminariosenhoradasdores@gmail.com – Escrever no assunto do e-mail “Submissão de trabalho”

 

Editoração

Instituto Filosófico São José

Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores

(seminariosenhoradasdores.com.br)

 

Rua João Luiz Alves, 149, Centro.

Campanha/MG. CEP: 37400-000

Telefone: +55 (35) 3261-1280

 

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

Código de Ética Editorial

A Revista Ratio Integralis prima pela qualidade científica dos textos, o que pressupõe os padrões éticos típicos de um bom pesquisador. Para tanto, no processo editorial serão verificados, além da originalidade e ineditismo dos textos, dados relativos à inexistência de plágio e autoplágio, prezando-se pela verdade, coerência, autonomia, liberdade e honestidade intelectuais e acadêmicas.

 

Tipos de Publicações

A Revista Ratio Integralis publica trabalhos acadêmicos como artigos científicos, recortes de trabalhos monográficos (TCC, dissertação, tese), projetos de pesquisa, ensaios, papers, relato de experiência, resenhas, debates e comunicações, todos podendo ser do tipo pesquisa teórica, pesquisa documental, pesquisa histórica, revisão de literatura, pesquisa aplicada, pesquisa de campo, entrevista, pesquisa empírica de campo, análise de caso, pesquisa bibliográfica, pesquisa fenomenológica.

 

Dados básicos para submissão

- Autores/as deverão submeter dois arquivos com o texto, ambos em formato Word (doc.), um deles sem nenhum elemento de identificação de autoria/coautoria e outro contendo a identificação de autoria/coautoria em uma nota de rodapé com um minicurrículo, informando grau acadêmico (deve ser no mínimo graduando de curso superior), filiação institucional, e-mail e outros elementos que considerar relevantes a ser informado em um texto acadêmico. Isso é necessário para assegurar a avaliação às cegas.

            - O texto submetido deve ser original e inédito, e não estar sendo avaliado para publicação por outra revista. Textos que já foram publicados em outros periódicos não poderão ser submetidos à Revista Ratio Integralis.

- Fazer descrição clara e concisa da pesquisa e de sua importância. Detalhamento da pesquisa, para permitir a repetição por outros cientistas.

- Recortes de trabalhos monográficos e/ou a partir deles, bem como de projetos de pesquisa que visem à produção de TCC’s, podem ter no máximo um/a coautor/a, sendo, preferencialmente, o/a orientador/a.

- Seções: considerando também elementos pré e pós-textuais, se for recorte de discussão de trabalho monográfico, conter de 12 a 20 páginas; se for projeto de pesquisa, conter de 10 a 15 páginas; se for ensaio e paper, conter de 7 a 12 páginas; se for artigo científico, conter de 12 a 25 páginas; demais trabalhos acadêmicos e científicos, conter de 6 a 15 páginas.

            - Cada autor/coautor pode publicar apenas um único artigo por edição da Revista, seja como autor individual ou como coautor.

            - Artigo científico feito em coautoria pode ter no máximo cinco assinaturas.

            - Os textos deverão ser em português, contendo também um Resumo e Palavras-Chave em inglês.

            - A submissão dos textos não garante, imediatamente, a publicação dos mesmos na Revista. Os autores serão devidamente contatados, após criteriosa avaliação do Conselho de Revisores, de tal modo a obter um parecer quanto à aprovação ou não dos trabalhos para a publicação. Os discentes e os docentes do IFSJ não dispõem de nenhuma concessão quanto a isso, sendo os seus trabalhos submetidos a avaliações sob os mesmos critérios.

- A designação da avaliação é encaminhada pela equipe editorial da Revista.

- É vedada a divulgação do nome dos/das autores/as no arquivo enviado aos avaliadores.

- É vedada a divulgação do nome dos avaliadores aos autores.

- Resultados possíveis das avaliações: Aceitar: o texto é cientificamente adequado e não há necessidade de correções. Aceitar, com correções obrigatórias: o texto é cientificamente adequado, mas são necessárias correções, que foram apontadas nos comentários (indicar as correções). Necessário refazer e submeter novamente para avaliação: essa opção será usada quando o texto tem potencial de adequação científica, mas necessita de um grande volume de modificações e precisará passar por nova submissão na próxima ocasião (indicar as modificações). Submeter a outra revista: o texto é potencialmente adequado cientificamente, mas não está adequado ao foco, escopo e aos objetivos da Ratio Integralis. Rejeitar: o texto não é cientificamente adequado.

            - A Revista Ratio Integralis é uma publicação gratuita, de livre acesso e sem fins comerciais. A submissão de trabalhos implica o reconhecimento de que os mesmos estarão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Indicações de Formatação do Arquivo

            - Margens: superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm.

      - Fontes e parágrafos: Times New Roman; tamanho 12; espaçamento entre linhas 1,5 cm; espaçamento antes e depois 0 pt. Textos justificados, com recuo de 1,25 cm da margem esquerda.

            - Título do texto: Caixa-alta, negrito, centralizado, tamanho 14 (inclusive em inglês). O subtítulo (se houver) não deve ser em caixa-alta, mantendo-se as demais indicações.

            - Resumo e Palavras-chave: Somente a inicial maiúscula, tamanho 12, espaçamento simples, justificado, sem recuo de margem, apenas o título em negrito (Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords), seguido de dois pontos e os seus respectivos textos a partir da mesma linha. Exemplo: Resumo: o texto do resumo. As palavras-chave devem ser de 3 a 5, com a inicial maiúscula, separadas por ponto.

            - Títulos das seções e dos capítulos: Caixa-alta, tamanho 12, negrito e alinhado à esquerda, numerado, sem pontuações (inclusive a Introdução e as Considerações Finais também devem ser numeradas). Exemplos: 1 INTRODUÇÃO e 2 TÍTULO ESCOLHIDO e 3 OUTRO TÍTULO (se houver) e 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS.

            - Subseções de primeira ordem: Somente a inicial maiúscula, tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda, numerado. Exemplos: 2.1 Título escolhido da subseção e 2.2 Outro título escolhido (se houver).

- Subseções de segunda ordem: Somente a inicial maiúscula, tamanho 12, itálico, alinhado à esquerda, numerado. Exemplos: 2.1.1 Título escolhido da subseção e 2.1.2 Outro título (se houver).

- Subseções seguintes: Somente inicial maiúscula, tamanho 12, alinhado à esquerda, numerado. Exemplo: 2.1.1.1 Título escolhido da subseção.

- Epígrafes: Sem aspas, somente inicial maiúscula, Tamanho 11, itálico, espaçamento entre linhas 1,5 cm, espaçamento antes e depois 0 pt., alinhada à direita, entre parênteses indicar sobrenome do autor em caixa-alta, ano da edição da obra e página (colocar dados completos nas Referências).

- Espaçamentos entre o título e o texto: Entre o nome do capítulo e o início do texto deverá constar um espaço em branco (espaçamento entre linhas 1,5 cm); entre o nome da subseção e o início do texto, um espaço em branco também; entre o final do texto e a próxima seção/subseção constar 2 espaços em branco. Os/as autores/as deverão cuidar para que os títulos das seções não fiquem isolados no final da página sem o respectivo texto.

- Citação direta com até três linhas: Deverá vir com aspas duplas no mesmo parágrafo. Após a citação, indique o autor em caixa-alta dentro dos parênteses, seguido do ano da publicação utilizada e da página, separados por vírgula. Exemplo: (RATZINGER, 2006, p. 40). Aspas simples indicam citação dentro de outra citação. Logo, se houver citação dentro da citação, “colocá-la dentro de ‘aspas simples’, como aqui”.

- Citação direta com mais de três linhas: deverá vir um parágrafo específico de 4 cm da margem esquerda, tamanho 11; espaçamento simples, texto justificado; sem recuo de entrada de parágrafo; sem aspas (exceto se houver aspas no próprio trecho citado, que, nesse caso, deverá ser como consta no trecho citado); espaço 1,5 antes e depois da citação. Nome do autor em caixa-alta dentro dos parênteses, seguido do ano da publicação utilizada e da página, separados por vírgula.

- Supressão de trechos de citação: deve ser assinalada com [...].

- Palavra escrita em uma citação que esteja em desacordo com as atuais normas ortográficas: deve ser assinalada, imediatamente após seu aparecimento com (sic).

- Transcrição de falas, entrevistas, depoimentos: 2 cm da margem esquerda, em itálico, fonte 12, espaçamento simples. Espaço de 1,5 cm entre linhas antes e após as transcrições.

- Ilustrações e imagens: As imagens usadas como complementos do texto (fotografias, desenhos, mapas, gráficos e outros) deverão vir seguidas de legendas, logo na parte superior, com a devida descrição “Figura 1.”, por exemplo. Título em tamanho 12, centralizado e em negrito. A fonte deverá ser citada logo abaixo da figura em tamanho 10. Um espaço de 1,5 cm entre os parágrafos anterior e posterior a figura. As imagens devem ter, no mínimo, 300 DPIs. Caso o texto proposto contenha imagens cujo direito autoral não pertença ao proponente, é de sua responsabilidade apresentar as devidas autorizações no momento de submissão da proposta.

- Nota de rodapé: Entendida como conteúdo complementar do texto ou indicação de referência. Tamanho 10,  justificada, Times New Roman. A referência completa deverá vir na seção “Referências”.

- Siglas e documentos: Quando surgirem no texto pela primeira vez, deverão ser redigidas por extenso, seguidas da sigla a que se referem entre parênteses. Nas oportunidades seguintes, utilize somente sigla. Exemplos: Compêndio da Doutrina Social da Igreja (CDSI); Gaudium et spes (GS).

- Referências: Entendidas como listagem completa de todos os autores mencionados ao longo do texto. Deve constar ao final do texto com o título “Referências” em caixa-alta, negrito, tamanho 12 e alinhado à esquerda, sem numeração. Texto alinhado à esquerda, com espaçamento simples e obras separadas entre si por um espaço simples. Os nomes devem ser listados em ordem alfabética. Se houver mais de uma referência do mesmo autor e com o mesmo ano de publicação, o ano deve apresentar logo depois uma letra, em ordem alfabética (1980a, 1980b). Títulos devem ser destacados em negrito. Para detalhes, consultar: https://www.normasabnt.org/referencias-abnt/

- Autores/as que tiverem seus trabalhos aceitos permitem à Revista fazer as adequações que julgar necessárias no que tange à formatação, tendo em vista o alinhamento com o seu projeto gráfico.

 

 

 

EDIÇÃO ATUAL

V. 1, n. 1, Maio 2021.

 

 

EDIÇÕES ANTERIORES

Ainda não existem edições anteriores.

 

 

CONTATO

Instituto Filosófico São José

Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores

(www.seminariosenhoradasdores.com.br)

 

Rua João Luiz Alves, 149, Centro.

Campanha/MG. CEP: 37400-000

Telefone: +55 (35) 3261-1280

 

E-mail: seminariosenhoradasdores@gmail.com

 
 
 
 
 
RATIO INTEGRALIS LOGO (1).png