Comunidade Teológica Senhora do Carmo

Seguindo a orientação da Santa Sé e graças ao esforço conjunto dos bispos da nossa Província Eclesiástica, Dom João Bergese, Arcebispo de Pouso Alegre; Dom Aloísio Roque Oppermann, Bispo da Campanha; e Dom José Geraldo Oliveira do Vale, Bispo de Guaxupé, em 1996 foi criado o Instituto Interdiocesano São José. Nos dois primeiros anos, os seminaristas de Teologia das Dioceses de Campanha e Guaxupé residiram na Comunidade Formativa de Pouso Alegre.

 

Em 1998, com o esforço do então Administrador Diocesano, Padre Guilherme Porto, atual Bispo Emérito de Sete Lagoas, a Comunidade Teológica Senhora do Carmo fez a experiência abraâmica de armar suas tendas e diversas paragens na cidade de Pouso Alegre, até fixar-se no atual prédio do Seminário, que teve suas obras concluídas em julho de 2001.

 

A construção do novo Seminário deu-se sob a regência de Dom Diamantino Prata de Carvalho, que muito se empenhou para ver essa obra concluída, com o apoio incondicional do presbitério e a valiosa ajuda do bom povo de Deus que está na Diocese da Campanha.

 

Desde então, este lócus formativo tem sido uma Escola do Evangelho que muito contribui para configurar o Cristo nas feições daqueles que se dispõem a  servir no ministério presbiteral com toda juventude sacerdotal e responsabilidade cristã.

 

As gerações que vêm sendo formadas pela Comunidade Teológica Senhora do Carmo têm demonstrado, com a vida e missão, que estão bem internalizados nos corações sacerdotais os pilares  sobre os quais se sustenta a nossa formação: inserção, pertença e diocesaneidade!

 

Caminhamos para os 20 anos da construção do nosso Seminário de Teologia com o coração agradecido pelo misterioso dom da vocação sacerdotal dos 64 padres já ordenados para o ministério presbiteral que viveram neste “tempo e espaço formativo”,  chamado pela sabedoria bimilenar do Magistério da Igreja de: “o coração da Diocese” (Optatam Totius,13).

 

Sob a custódia da Senhora do Carmo, “Mãe da Igreja e modelo dos seguidores do Evangelho”, mulher ícone do verdadeiro discípulo do Senhor, nossa comunidade discipular vive seu itinerário formativo a partir desta  bela colina que faz às vezes do Monte Carmelo.

Em sintonia com a caminhada da Província Eclesiástica de Pouso Alegre, temos dado passos a partir do que é decidido em comum e sempre respeitando a caminhada particular de cada uma das três Dioceses. À grande contribuição acadêmica que é oferecida pela Faculdade Católica de Pouso Alegre (FACAPA), também se acrescentam os vínculos de amizade entre os novos padres que estão laborando na grande seara de Cristo, que se estende ao longo do vasto território sul-mineiro. Um belo testemunho de comunhão através da fé e da missão, do serviço e da fraternidade!

 

O olhar sempre atento da primeira sentinela da formação, que é Dom Pedro Cunha Cruz, nosso bispo diocesano, tem nos apontado rumos, dando-nos a  segurança de que esta casa formativa segue sua vocação de sentire cum  Ecclesia. Tudo isso sempre buscando formar pastores conforme o Coração de Jesus, dispostos colaboradores no ministério episcopal, ardorosos servidores do povo de Deus e animados discípulos missionários para a Igreja de Cristo que está na Diocese da Campanha!

 

Cônego Sérgio Roberto Monteiro

Reitor