top of page
Buscar
  • Foto do escritorSeminário Nossa Senhora das Dores

A flor do Carmelo: Nossa Senhora do Carmo

Hoje, 16 de Julho, celebramos a festa de Nossa Senhora do Carmo, um dos títulos atribuídos à Santa Mãe de Deus, fazendo memória à ordem dos carmelitas. A devoção à Nossa Senhora do Carmo se deu no século XII quando os monges do Monte Carmelo que sobreviveram da perseguição dos mulçumanos chegaram fugidos na Europa e elegeram São Simão Stock como superior geral da ordem. Nesse contexto, Nossa Senhora intervêm, quando, no dia 16 de Julho, Simão Stock rezava o terço: “Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo aquele que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno”. Foi a partir dessa aparição da Virgem Maria a São Simão Stock que se deu origem à devoção do escapulário de Nossa Senhora do Carmo, passando a representar a armadura de todos aqueles que o usam.

Ao olharmos para a história do Povo de Deus, sabemos que “a vinha do Senhor é a casa de Israel” (Sl 79), vinha esta que significa o elo entre o povo de Israel e seu Senhor. A Virgem Maria, no entanto, é prefigurada como este elo, o monte santo ao qual podemos subir e fazer um verdadeiro encontro com Jesus pela sua presença materna. Deus continua honrando seu povo, cuidando dessa vinha com muito carinho e amor.

Proclamando a Senhora do Carmo como Patrona Principal da Diocese em 11 de Fevereiro de 1925 a pedido do Bispo Diocesano, do Cabido e dos fiéis, a Diocese da Campanha a celebra como padroeira. A porção da Igreja de Deus presente na Diocese, sempre com uma devoção fervorosa à Santa Mãe de Deus se colocou sob a intercessão desta terna mãe, sob o título de Senhora do Carmo dedicando a ela três paróquias e a abraçando também como padroeira da comunidade de uma etapa formativa do Seminário Diocesano.

Todos os anos a Diocese se alegra com a festa de sua padroeira celebrando nove dias em preparação para sua festa que acontece todo 16 de Julho. Em tempos de dificuldade e provação que estamos vivendo, a mensagem da salvação vindo da Virgem Maria a São Simão Stock se torna atual. Somos convidados a renovar nossa esperança em Deus e aumentarmos a nossa devoção à Santa Mãe de Deus, sob o título de Nossa Senhora do Carmo, por isso pedimos a Deus a graça de continuarmos a ser revestidos do escapulário da Virgem Maria que nos aponta o caminho da salvação que é Cristo. Que a Virgem do Carmelo olhe por todas as paróquias e comunidades que a trazem como padroeira, bem como toda a Diocese da Campanha, afim de que possamos continuar a permanecer sob sua proteção e alcançarmos a salvação. Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

Israel Filipe silva

1º ano da Etapa do Discipulado - Filosofia

bottom of page