Buscar
  • Seminário Nossa Senhora das Dores

De forma remota, a Comunidade Filosófica encerra suas atividades acadêmicas de 2020

No dia 1º de janeiro de 2020, cheios de plano para o ano que se iniciava, nenhum de nós poderia imaginar que estaríamos, hoje, trabalhando e estudando de forma remota, impossibilitados de realizar tantas tarefas que outrora faziam parte de nossa rotina, como a Semana Filosófica, no fim do segundo semestre.

Vivemos um segundo semestre desafiador, iniciado no dia 03 de agosto. Todos nós tivemos que nos reinventar, reestruturar e ressignificar muitos aspectos de nossa vida acadêmico-formativa. Todos nós aprendemos com tudo isso e seguimos superando os obstáculos impostos pelo atual cenário pandêmico.

Foram feitos vários colóquios com professores especializados nos mais variados campos da filosofia. Os trabalhos não pararam: os alunos do 2° período escreveram seus artigos filosóficos para o Instituto; os alunos do 4º período apresentaram seus projetos de Pesquisa; e, por fim, os alunos do 6º período se despediram do Instituto com os seus respectivos Trabalhos de Conclusão de Curso apresentados e aprovados.

Enfim, ocorrido de maneira peculiar, o semestre letivo conseguiu atingir seus objetivos: os professores e os alunos conseguiram chegar ao termo de mais um ano formativo, salvaguardando, ao menos, a dimensão intelectual dos seminaristas.


Caio Vinícius Fernandes

2º Ano da Etapa do Discipulado - Filosofia