Buscar
  • Seminário Nossa Senhora das Dores

“IN NOMINE DOMINI”

Prezados irmãos e irmãs, hoje a Igreja celebra o a memória de São Paulo VI, que foi o 262º Papa da Igreja.

J oão Baptista Montini nasceu a 26 de setembro de 1897 em Concesio (Itália) e foi ordenado sacerdote em 1920, começando assim sua trajetória dentro da Igreja Romana, sendo elevado ao episcopado após alguns anos e posteriormente ao cardinalato. Em 1963, foi eleito Papa escolhendo o nome de; Paulo VI, governando a Igreja até a sua morte em 1978.

Seu papado é marcado pela estruturação da Igreja a qual vemos hoje. Ele reabre o Concílio do Vaticano II que fora fechado pela morte de São João XXIII e aprova a reforma litúrgica adaptando a Tradição aos novos tempos, para que os fiéis pudessem participar das celebrações, as quais continuam nos dias atuais seguindo os ritos que por ele foram promulgados e entre esses temos o mais conhecido: O rito da missa de Paulo VI.

São Paulo VI viveu a sua missão como Paulo, propagando a mensagem de Cristo e sendo Pedro como ele dizia “Meu nome é Pedro” unindo as colunas da Igreja em seu papado, se tornando também uma coluna nos tempos modernos.

Deus, Pastor e guia de todos os fiéis, confia a sua Igreja, peregrina no tempo, àqueles que Ele mesmo constituiu vigários do seu Filho. Entre estes, resplandece São Paulo VI que uniu na sua pessoa a fé límpida de São Pedro e o zelo missionário de São Paulo.

Que São Paulo VI interceda por nós a Deus, Amém!!


Fábio Augusto da Silveira - Etapa Propedêutica