top of page
Buscar
  • Foto do escritorSeminário Nossa Senhora das Dores

MARTA, A MULHER QUE SOUBE SERVIR

Marta foi contemporânea de Jesus. Ela é mencionada treze vezes nos Evangelhos. Ela é irmã de Lázaro, uma boa amiga de Jesus e Maria, e aquela que se senta aos pés do Senhor e o ouve. A família Marta morava no vilarejo de Betânia, a três quilômetros de Jerusalém. A casa e Marta são o verdadeiro lugar de descanso de Jesus e seus discípulos. Vivendo com o mestre, ouvindo o mestre e servindo ao mestre, Marta conhece o reino dos céus. Quatro dias depois da morte de Jesus, ela testemunhou a ressurreição de seu irmão Lázaro.

Para agradar e acolher Jesus e os seus discípulos, Marta mergulhou nos afazeres domésticos, talvez sem saber que Jesus queria que ela estivesse com a Irmã Maria e se tornasse uma ouvinte atenta e afetuosa da mensagem do céu. Esse comportamento rendeu-lhe a repreensão afetuosa de Jesus e, por fim, tornou-se um grande ensinamento para todos nós: as coisas espirituais, as palavras do Senhor, são mais importantes do que as coisas materiais. Vejamos nos seguintes parágrafos: “Estando Jesus em viagem, entrou numa aldeia, onde uma mulher, chamada Marta, o recebeu em sua casa. Tinha ela uma irmã por nome Maria, que se assentou aos pés d x do Senhor para ouvi-lo falar. Marta, toda preocupada na lida da casa, veio a Jesus e disse: Senhor, não te importas que minha irmã me deixe só a servir? Dize-lhe que me ajude. Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada”. (Lucas 10, 38-42).

Expressou corajosamente seus sentimentos a Jesus Durante a trama da doença, morte e ressurreição de Lázaro, Marta sofreu. Ela enviou alguém para encontrar Jesus, mas Jesus obviamente não respondeu. Seu irmão morreu e foi enterrado. Ele ficou no túmulo por quatro dias, e então Jesus veio. Marta correu até ele, ajoelhou-se aos pés do mestre e disse: “Senhor, se estiveres aqui, meu irmão não morrerá. João 11:21. Essa explosão mostra a confiança de Marta no Senhor e na intimidade. E a próxima frase ela disse que mostrou sua fé incondicional em Jesus: "Mas mesmo agora, eu sei que tudo o que você pedir a Deus, Deus dará. "Esta é uma das passagens mais tocantes do Novo Testamento. No final, Jesus ressuscitou Lázaro, e muitas pessoas começaram a acreditar nele.

Pedindo a intercessão desta grande Santa, que teve o privilégio de conviver com o Nosso Senhor Jesus Cristo, rezemos: Pai todo-poderoso, cujo filho quis hospedar-se em casa de Marta, concedei por sua intercessão que, servindo fielmente a Cristo em nossos irmãos e irmãs, sejamos recebidos por vós em vossa casa. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.


Rafael Figueiredo

ii Ano da Etapa do Discipulado - Filosofia

Criado por Teia Marketing Digital

bottom of page