top of page
Buscar
  • Foto do escritorSeminário Nossa Senhora das Dores

“Não tenhas medo Maria, porque encontraste graça diante de Deus” (Lc 1, 30b)

Em meio aos desafios do presente momento e da expectativa pela chegada do Salvador feito homem, somos convidados a adentrar nesta quarta semana do advento com a proposta litúrgica da Anunciação do anjo Gabriel a Maria, segundo o evangelista Lucas, e assim clarear o nosso coração para que ele se prepare e se purifique afim de acolhermos com ternura e mansidão o Menino Deus que vai chegar.

Da mesma forma como não foi tarefa fácil para Maria entender que seria a mãe do Salvador, uma vez que ela afirma “Não conheço homem algum” (Lc 1, 34c), também para nós pode não ser fácil entender os desígnios de Deus para nossa vida. Quantas são as provações! Quantos são os desafios! Como é difícil receber o anúncio de algo e saber que esta mensagem possui um peso sobre cada um de nós! Maria sabia qual seria o peso de ser a mãe do Salvador, mas confiante na palavra do anjo, não teve medo e se colocou a disposição do mistério de Deus.

Nossa vida muitas vezes é testada nos mais diversos momentos, por ações que nos tiram do chão e até mesmo nos afastam dos sonhos. Preparar o nosso coração para acolher o Emanuel, Deus conosco que vai chegar, é sem dúvidas acreditar que a sua presença em nossa vida tem o poder de nos fortificar na caminhada. Contemplar tal anunciação é ver que antes de ser luz para o mundo, Ele é gerado, se faz carne, se prepara para habitar no meio dos homens.

Preparar é sem sombra de dúvidas a palavra que norteia este tempo do advento e que nesta quarta semana nos coloca ainda mais próximos do Natal. É tempo de preparar a casa! É tempo de preparar a ceia! É tempo de juntar a família! Mas é, sobretudo, tempo de preparar o coração, para que quando chegar o momento certo, não sintamos medo, mas sim sintamos a graça de Deus em nossa vida. O momento presente pode nos causar medo, pode nos afligir porque muitas vezes não nos sentimos fortes o suficiente para encarar os diversos anúncios que a vida nos faz. É preciso preparar o coração para que a graça de Deus nos fortifique constantemente e faça de nós verdadeiros discípulos d’Ele onde quer que precise de nós.

O mundo nos causa medo, nos intimida, nos abala, porque ainda não aprendemos a realmente preparar o nosso coração para acolher a graça de Deus. Precisamos aprender muito ainda a silenciar o nosso coração e deixar o anjo anunciar os propósitos de Deus para a nossa vida. Precisamos também aprender com o gesto de Maria, que teme, mas aceita a vontade de Deus. Que estes dias que antecedem o Natal do Senhor possam ser para cada um de nós preciosos no sentido desta preparação. Novamente será Natal do Senhor, mas é preciso que também seja Natal dentro de cada um de nós. Precisamos preparar um espaço no nosso coração para acolher o Messias quando chegar a hora. Não tenhamos medo, caríssimos irmãos e irmãs, porque encontraremos a graça de Deus junto às nossas aflições.


Tobias de Oliveira Coelho

1º Ano da Etapa da Configuração - Teologia

Comentários


bottom of page