Buscar
  • Seminário Nossa Senhora das Dores

Nossa Senhora do Rosário

Nossa Senhora do Rosário é uma devoção muito antiga. Ela se originou de monges irlandeses no século 8 que recitaram 150 hinos. Como os leigos não sabiam ler, os monges ensinaram-nos a rezar 150 Padres-Nossos, que mais tarde foram substituídos por 150 Ave Marias. Assim, a piedade começou a se espalhar pelo mundo. Em muitas visões da Virgem Maria, ela rezou, ensinou e rezou juntas, rezando com o rosário, como em Lourdes, Fátima e muitos outros lugares. A palavra Rosário significa um buquê de rosas, um buquê de rosas dedicado à Virgem. Cada ode à Virgem é uma rosa, que dedicamos à nossa mãe com amor e esperança. Portanto, quando terminarmos de ler o Rosário completo, ofereceremos um buquê de duzentas rosas à Virgem.

Consagração de Nossa Senhora do Rosário São Domingos de Gusmão é o fundador da Ordem Dominicana e um grande propagador do Rosário no início do século XIII. A igreja concedeu-lhe o título de Apóstolo da Rosa Santa. Havia muitos hereges na época, e eles se perderam na Igreja Católica. A pedido da Virgem, São Domingos começou a lutar contra a heresia da facção de Albingen, que crescia rapidamente na França, cantando o Rosário. O Papa enviou vários missionários para lutar contra a heresia, mas nenhum deles teve sucesso. Só São Domingos, com o estabelecimento de sua ordem e a oração persistente do Rosário, pode acabar com esses hereges. São Domingos disse que em cada oração do Rosário rezava pela intercessão de Maria Santíssima para que se convertesse à heresia, pois ele alcançou o sucesso por muitos anos. Papa João Paulo II, Papa de Nossa Senhora do Rosário João Paulo II dedicou todo o seu papa à Santíssima Maria. Ele anunciou em seu primeiro dia como Papa: totus tuus Mariae (Tudo é de Maria). A devoção a Nossa Senhora do Rosário foi amplamente difundida e divulgada. Ele acrescentou mais um conjunto de Mistérios ao Rosário - os Mistérios Luminosos - em uma Encíclica que escreveu sobre o Santo Rosário.

Rafael Figueiredo - 2º ano da etapa do discipulado - filosofia


A ORAÇÃO QUE VEIO DO CÉU

O que dá verdade e embasamento ao Santo Rosário, é que nos foi ensinado pelo próprio Jesus, por Maria Santíssima e pelo anjo do Senhor. O Pai Nosso foi ensinado por Jesus quando disse aos apóstolos: quando forem rezar, dizei: Pai nosso que estais no Céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a sua vontade, assim na terra como do Céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos deixeis cair em tentação, e livrai-nos de todo o mal. Amém.