top of page
Buscar
Foto do escritorSeminário Nossa Senhora das Dores

Primeiro domingo da quaresma: é só o primeiro passo!

“Cumpriu-se o tempo, e está próximo o Reino de Deus. Arrependei-vos e crede no Evangelho”. (Mc 1, 15)



Somos exortados a nos colocar num caminho de conversão e, no deserto, com Jesus, buscar reconciliação: com Deus, com o próximo e consigo mesmo. Com os olhos voltados e fixos na cruz devemos enxergar além, é preciso vislumbrar a vida nova: Ressurreição!

Jesus, antes de completar sua missão, retira-se para um tempo de deserto. E, do mesmo modo, todos nós somos convidados a nos retirar. Não podemos mais deixar para depois, pois “é agora o momento favorável, é agora o dia da salvação” (2Cor 6,2). A quaresma é este tempo oportuno para buscarmos uma verdadeira mudança, uma sincera conversão.

A conversão não acontece se não nos colocamos a caminho. É necessário fazer a nossa parte, dar o primeiro passo, e acreditar que Deus caminha conosco. Assim como Jesus não esteve sozinho no deserto (cf. Mc 1,13), também nós não somos abandonados, em instante nenhum, porque Deus é conosco.

Vivemos tempos difíceis e por vezes desanimamos, sem ter coragem para continuar o caminho, sem ânimo para nos colocarmos a caminho. A correria do dia a dia, as incertezas, o medo nos faz paralisar. Mas nos lembremos das doces palavras de Jesus: “Vinde a mim, vós todos que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós meu julgo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós, pois meu julgo é suave e meu fardo é leve (Mt 11, 28-30).

Neste início de quaresma, esse grande retiro espiritual que a Igreja nos propõe, vamos nos permitir dar um primeiro passo. Jesus nos convida a caminhar com Ele: “se alguém quer me seguir, tome a sua cruz e me siga” (Lc 9,23). Saiamos do comodismo e nos coloquemos nesse caminho que conduz para a vida plena em Cristo Jesus.

Supliquemos a Virgem Maria, Senhora das Dores, que também esteja conosco nesse itinerário. Que seu exemplo de fidelidade e total entrega a Deus nos ajude a dar o primeiro passo e a permanecer firmes no caminho da salvação!

Guilherme A. Portugal – seminarista do 2º ano da Etapa da Configuração – Teologia.

Comments


bottom of page