Buscar
  • Seminário Nossa Senhora das Dores

Retiro 2021

Com grande alegria, piedade e espírito reflexivo-oracional nós, seminaristas das comunidades propedêutica e discipular vivenciamos, de 26 a 28 de janeiro, o retiro de início de ano - um momento oportuno de experiência com Deus, para assim, iluminados e instruídos pelo Senhor, iniciarmos as atividades do ano letivo. Esse ano, devido ao atual momento que a humanidade tem enfrentado por ocasião da Covid-19, o retiro aconteceu de forma online.

Com o tema norteador: “A terra prometida, o ícone de um novo tempo,” o reverendíssimo Cônego Sérgio Roberto Monteiro, pregador do retiro neste ano, conduziu cada seminarista a uma reflexão sobre o caminho de deserto pelo qual muitas vezes o discípulo de Jesus deve passar. Durante o decorrer das palestras e momentos de oração, cada seminarista foi motivado a trilhar esse caminho, buscando compreender sua finitude, suas fragilidades, suas fraquezas, mas também reconhecer sua força, suas qualidades, com um olhar atento naquilo que precisa ser lapidado e no que pode ser potencializado.

Partindo deste reconhecimento, a proposta foi que cada um pudesse compreender a necessidade de adentrar num processo profundo de humanização iluminada pelo Cristo a partir da ação do Espírito Santo; Espírito este que auxilia no ordenamento da vida interior, trazendo com seu sopro de vida, a esperança, a sabedoria e a persistência necessárias em meio aos momentos e situações mais desafiantes ao longo do caminho.

O retiro se encerrou com uma referência a São José, por ocasião do “ano de São José” convocado pelo Papa Francisco no dia 8 de dezembro do ano de 2020. Com São José podemos aprender que no caminho de deserto rumo à terra prometida, ou seja, neste caminho vocacional rumo à vontade de Deus, o silêncio, a obediência e o serviço são meios eficazes para que o caminho seja trilhado com maturidade e fecundidade.

Gostaríamos de expressar nossa gratidão ao Reverendíssimo Cônego Sérgio, pela disponibilidade em conduzir este momento de extrema importância em nossa caminhada vocacional. Suas palavras, reflexões e motivações nos levaram a uma profunda experiência com Deus, reanimando-nos em nossa vocação, trazendo um novo ardor e motivando-nos a trilhar com alegria o nosso caminho formativo. Que Deus o abençoe e lhe retribua em bênçãos e graças no exercício de sua vida ministerial. Muito obrigado!

Expressamos também a nossa gratidão ao nosso reitor, o reverendíssimo Padre Douglas Hilário, que diante dos desafios inerentes a este tempo não mediu esforços para que pudéssemos, mesmo de forma remota, vivenciar esse retiro. Muito obrigado!


Weliton Henrique Martins

1º ano da Etapa do Discipulado - Filosofia